IGREJA INTERNACIONAL ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTERIO DO AMOR 
Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
CAR DE DIVORCIO
VOCÊ CONCORDA COM OS PASTORES DIVORCIAR?
FILIAÇÃO
IGREJA
CARTEIRA ECLESIATICA?
DIVORCIAR
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (452 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página

Get the Flash Player to see this player.



Total de visitas: 111093
Galeria
Galeria

        Próxima Ultima

A IGREJA CONGREGACIONAL ASSEMBLEIA DOS SANTOS


(Imagem 1/3)

Estudo Bíblico
VIVEREMOS NOS CÉUS OU NA TERRA?
Por Mim Pr; João carlos c.dos Santos


INTRODUÇÃO

Esté é um assunto não muito claro na bíblia. No entanto, existem vários ensinamentos na Palavra de Deus que podem nos orientar sobre como será a vida futura.
É importante conhecer aquilo que a bíblia diz sobre qualquer assunto, mas sem especular, uma vez que certos assuntos Deus, de propósito, não nos revela (Deuteronômio 29:29).
O objetivo desta aula é apenas combater certas doutrinas que não são bíblicas.


A NATUREZA DO CÉU E A VIDA

Ensinamento: para certas religiões, o céu é a organização invisível de Deus, constituída de criaturas espirituais, os anjos, que são divididos em uma hierarquia. Apenas os 144.000 de Apocalipse 7 e 14 habitarão nos céus, onde serão integrados na organização do reino teocrático de Deus. Esse número já está completo, há muito tempo. Todos os outros justos habitarão eternamente na terra, que será restaurada. Usa-se também uma parte do sermão do monte (Mateus 5:5) e do salmo 37:9 para apoiar essa doutrina.

O que a bíblia diz: além de ser morada de Deus e de toda a hoste celestial, os céus serão também a morada de todos os justos, ou seja, os salvos pelo sangue de Cristo, de todas as épocas e não apenas de 144.000 especialmente escolhidos das doze tribos de Israel (Mateus 25:31-46, Apocalipse 7:1-10, 20:11-15, 21:1-7 e 22:1-5). Notemos que em Apocalipse 7:9, a presença de uma grande multidão, de todas as nações, em pé diante do trono de Deus e do Cordeiro, Cristo, lá nos céus. Os 144.000 seriam apenas israelitas fiéis, um número simbólico que representa um número espiritualmente mais que completo (12 x 12 x 1000, um número redondo e infinito). A multidão enumerável nos céus significa todos os outros fiéis, de todas as partes da terra.
Quanto ao sermão do monte, basta ler o restante da passagem, que faz alusões ao reino dos céus. Já os salmos não podem ser aceitos como doutrinários, exceto quando explicitamente citados no Novo Testamento. O livro de Salmos é de poesia.

Ensinamento: este mundo nunca será destruído. Os homens devem viver para sempre aqui na terra, a qual foi criada para existir eternamente. O que será destruído são os homens ímpios e não o mundo físico.

O que a bíblia diz: este mundo e suas obras se derreterão e passarão (Mateus 24:35 e 2 Pedro 3:10).
Os homens são peregrinos nesta terra. Reconhecendo este fato, os sábios procuram uma cidade celestial (eterna), não feita por mãos humanas (Hebreus 11:8-16).
A parte física da vida humana é passageira (Tiago 1:10-11 e 4:14). Apenas a dimensão eterna da vida, lá nos céus, é permanente (1 Tessalonicenses 4:17).
Há, no entanto, certos textos do Novo Testamento que fazem menção a novo céu e nova terra (2 Pedro 3:13, Apocalipse 21:1 e 27). Apesar desta menção, o texto também é claro de que a primeira terra passou. Ou seja, seria uma nova. Há duas interpretações: literalmente um novo céu e uma nova terra ou que as palavras são a certeza de que no céu encontraremos, enfim, a cidade celestial, um novo lar. A ênfase estaria na palavra "novo" lar preparado pelo Senhor. Olhando outros textos que falam da realidade do céu (Efésios 3:30 e João 14:1, entre outros) parece ser a segunda idéia que mais harmoniza com a bíblia como um todo. Até porque o livro de Apocalipse é simbólico.
A idéia de viver na terra após a volta de Cristo se baseia em alguns textos isolados da bíblia, que não se harmonizam com os demais.

O ARREBATAMENTO E A GRANDE TRIBULAÇÃO

Ensinamento: Cristo voltará e escolherá apenas seus santos para esatarem com ele em um lugar misterioso de êxtase. Os que ficarem na terra nem saberão para onde terão ido esses santos escolhidos. É retratado em filmes pentecostais como a série "Deixados para trás".
Haverá dois adventos de Cristo, um para o arrebatamento de sua igreja e outro para reinar.
Entre o arrebatamento e a revelação de Cristo haverá a grande tribulação. Durante esse período, a ira de Deus será derramada sobre as nações do mundo.

O que a bíblia diz: Cristo virá de uma só vez e todo o olho o verá quando Ele aparecer para julgar o mundo (Mateus 25:31-46, Atos 17:31, Judas 14-15 e Apocalipse 1:7).
Não existe na bíblia a expressão "arrebatamento", mas apenas a menção de que os cristãos serão arrebatados quando Cristo voltar, em 1 Tessalonicenses 4:13-17. Este texto deve ser interpretado com os demais sobre o assunto, pois cada textp fala de uma faceta da volta de Cristo.
Quanto à grande tribulação, a bíblia registra uma que ocorreu no ano 70 d.C., quando todos os cristãos, já avisados por Cristo, fugiram de Jerusalém antes de o general Tito destruir a cidade. Conta-se que nenhum cristão fiel perdeu a vida.
Apocalipse 7:14 fala de cristãos mártires vindos da grande tribulação já ocorrida, provavelmente durantre o governo do imperador Domiciano, na época em que foi escrito o livro de Apocalipse.
Importante: o livro de Apocalipse foi escrito para animar cristãos perseguidos no final do primeiro século. Assim, não faz sentido Jesus estar dando uma mensagem para vinte séculos dépois, quando seus seguidores estavam precisando de uma mensagem para aquele momento vivido.

CONCLUSÃO

Devemos ter nossa opinião a respeito do assunto. No entanto, onde moraremos no futuro não é claramente destacado mas, sim, o fato de que estaremos para sempre com Deus (Apocalipse 22:5).
O importante é estar preparado para, quando Cristo voltar, não sermos pegos de surpreso. Vale a pena ler a parábola do servo vigilante de Mateus 24:45-51

Este estudo foi ministrado no dia 29 de agosto de 2007 na reunião semanal ocorrida todas as quartas-feiras aqui no prédio da igreja nos Pimentas. De vez em quando, nessas reuniões, tratamos de alguns assuntos complexos.